- Área: 1800 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Martin Tessler
-
Fabricantes: CGC, CornellCookson, Kawneer, Prins Group
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Recursos Hídricos de Sechelt (SWRC), com certificação LEED Gold, repensa o tratamento tradicional de águas residuais municipais criando um espaço transparente no coração residencial de Sechelt, envolvendo o público de maneira significativa. Em vez de isolar esse serviço essencial por trás de uma cerca de arame farpado, a instalação revela sistemas mecânicos e biológicos que limpam as águas residuais, incentivando o público a testemunhar seu papel no ciclo hidrológico. O Centro captura recursos (biossólidos, calor e água) para indústrias, parques e agricultura.
"Merda é um sinal certo de vida", escreveu o artista Alan Graham. É verdade que o esterco é um sinal confiável para rastrear animais, pois para isso é preciso estar vivo e, finalmente, estar vivo implica certas responsabilidades, como "lidar com as próprias merdas". Há tantas expressões deste tipo quanto culturas e idades, moldadas tanto pelas condições como por crenças culturais. A atual encarnação da infraestrutura do vaso sanitário – que, por meio de mágica, há uma espécie de "desaparecimento" pela água – não é mais viável em nossos tempos. Húmus, assim como a sujeira, tem a mesma raiz latina que "humilde", como "humano", e é com humildade que devemos enfrentar nossa situação atual e instituir novas práticas.
Com instalações de ensino, jardim botânico e estação de tratamento de esgoto, o SWRC conta a história do processo de reciclagem de água: após o tratamento primário, as raízes das plantas – de tomates a cavalinhas – proporcionam um ambiente ideal para as bactérias benéficas decomporem contaminantes. A água é passada em iluminação UV para minimizar os patógenos antes de ser redirecionada para a indústria.
A frente da casa, no nível do Círculo de Surfe, é clara, com as plantas recepcionando os grupos de turistas da escola e outros visitantes. A parte de trás da casa, equivalente a um pavimento mais baixo, protege a vizinhança das vistas, sons e cheiros associados ao Centro.
O centro tem duas partes principais – o escritório e o espaço da estufa. A estufa transparente reflete os contornos das coberturas e os volumes das ruas residenciais, ao mesmo tempo em que mostra a mudança de paradigma. Os espaços de escritórios opacos são revestidos com cedro carbonizado para referenciar o carbono usado na filtração, enquanto a placa de cimento amarelo-sulfúrico indica áreas de equipamentos pesados.
Em comparação com a instalação que substituiu, esta SWRC descarrega dez vezes menos resíduos sólidos no mar, possui o dobro da capacidade de tratamento e quase metade dos custos operacionais; além de capturar recursos (biossólidos, calor e água) para indústrias, parques e agricultura. Com a certificação LEED Gold, o centro oferece um ambiente de trabalho mais humano, onde as tarefas agora incluem a colheita de tomates e a poda de rosas.